anuario mapa

Anuário da cerveja de 2020 é divulgado pelo MAPA

O anuário da cerveja divulgado pelo MAPA é uma fonte riquíssima de informações a respeito do mercado cervejeiro.
 
Os dados do último relatório, tratam do último ano, um ano totalmente atípico devido à pandemia.
Durante esse período, algumas atividades de vistoria para liberação de registro para cervejarias foram realizadas através de vídeo chamadas para que o processo não fosse interrompido.
 
Apesar da pandemia, em 2020 haviam 1383 cervejarias registradas, um acréscimo de 14,4% em relação ao ano de 2019. Porém, houve o cancelamento de 30 registros nesse período.
 
 
 Temos a novidade da abertura da primeira cervejaria do Acre, com isso, todos os estados brasileiros possuem ao menos uma cervejaria. A região que mais cresceu foi a região Nordeste, com um acréscimo de 41,4%. O estado com o maior número de cervejarias no Brasil continua sendo São Paulo.
 
Além disso, houve 8459 registros de novos produtos, uma redução de 15%.
 
 

 

Distribuição, em percentual , das cervejarias registradas na região Nordeste
 
 

O ANUÁRIO DA CERVEJA, MAPA, CITA UM TOTAL DE 1383 CERVEJARIAS REGISTRADAS NO BRASIL EM 2020 

Apesar de alguns números positivos, segundo o anuário da cerveja, ainda não conseguimos avaliar totalmente o impacto da pandemia. Como o registro tem validade de 10 anos, algumas cervejarias podem ainda não ter formalizado o encerramento das operações, além de não termos ainda o número de cervejarias ciganas contabilizados. O decréscimo no número de registro de produtos pode ser um indício do impacto nesse modelo de negócio.
 
Esperamos um rápida recuperação do nosso setor. Mantenham os cuidados. 
 
 
 
 
 

Leia também: MAPA prorroga adequação das CERVEJARIAS

Chiara Rêgo Barros é Engenheira Química especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade e em Biotecnologia e Bioprocessos, Cervejeira Profissional e Bier Sommelière. Com mais de 15 anos de experiência na área de Produção e Tecnologia Cervejeira, atua como Consultora Técnica para Microcervejarias e Professora no Instituto Ceres de Educação e Consultoria Cervejeira, além de ministrar aulas na Bräu Akademie, SENAI e SENAC.