Projeto Travessia - Mentoria para Mulheres

O sentimento da “síndrome da impostora” , de se boicotar, achar que não é capaz às vezes bate. Não é só você que sente isso. É comum, infelizmente, que em muitos ambientes da área da gastronomia e bebidas haja desconfiança e falta de oportunidade em cargos relevantes para mulheres. Principalmente para as mulheres negras.

As mulheres têm conseguido avanços no mercado, porém ainda há um abismo nas questões de inclusão e equidade.

O objetivo do projeto é impulsionar e contribuir no desenvolvimento da carreira das mulheres, principalmente em situação de vulnerabilidade socioeconômica, na área da A&B (Alimentos e Bebidas) fortalecendo sua autoestima e base técnica para aumentar oportunidades profissionais e valorizar a presença feminina como protagonista, já que o setor da gastronomia e cerveja são setores promissores.

Serão encontros coletivos com convidadas e membros do Instituto Ceres, pessoas uma bagagem profissional e de vida, que irão compartilhar conteúdo, história, trajetória. Em breve falaremos mais sobre nossas mentoras 🙂

AS INSCRIÇÕES PARA MENTORIA FORAM AMPLIADAS PARA 09 DE FEVEREIRO DE 2022 (ATÉ 12:00) ATRAVÉS DE FORMULÁRIO NO FINAL DESSE POST

A mentoria tem 4 pilares: inspirar, escutar, desenvolver e ser

No pilar INSPIRAR, teremos a Chef Negralinda falando sobre empreendedorismo feminino e sobre sua história. 

 Chef Negralinda é a Presidente do Instituto Negralinda, que apoia negócios colaborativos  visando sensibilizar, qualificar e incentivar mulheres de comunidades para práticas empreendedoras, criativas e de inovação social. É nascida e criada na comunidade pesqueira da Ilha de Deus em Recife, a ex-pescadora e marisqueira, é chef de cozinha, empreendedora social no ramo de gastronomia do mangue, sócia proprietária do Bistrô Negralinda.

No pilar ESCUTAR, através das histórias que chegaram e chegarão à nós através de vocês, teremos a Psicóloga Flávia Marques falando sobre como a gente pode ter mais autoconfiança para enfrentar os desafios

Flávia Marques é Psicóloga Clínica formada pela Faculdade de ciências Humana Esuda e Psicanalista integrativa, pela  SBPI (Sociedade Brasileira de Psicanálise integrativa SP). Especialista em Terapia de casa e Família, Saúde da Mulher e atuou como  Psicóloga suplente do IML- na cidade do Recife-PE.
Especialista em dependência química e saúde mental com muita experiência, carisma e o cuidado que só ela tem e que vai nos ajudar a nos entendermos melhor.

No Pilar DESENVOLVER teremos Patrícia Sanches abordando o marketing digital e Gabriela Ramos com Técnicas de Harmonização de  cervejas

Patrícia Sanches é Cervejeira Profissional e Sommelière de Cervejas.

Designer Educacional na Secretaria de Saúde de Pernambuco, Consultora em inovação no ensino remoto, Facilitadora de experiências educacionais e produtora de conteúdo digital. Ela vai nos dar o caminho das pedras para arrasar nas mídias digitais.

Gabriela Ramos é Gastrônoma, Cervejeira profissional, Sommelière de Cervejas, Mestre em Estilos e proprietária do Leve Sabores por aí.

Foi Coordenadora e Professora do Curso Técnico em Cervejaria na Faculdade Maurício de Nassau em `Pernambuco. Promove eventos de harmonização, além de ser professora no Instituto Ceres.

Para fazer a mediação e curadoria do projeto, Chiara Rêgo Barros.

Chiara é Engenheira Química,  Cervejeira Profissional e Sommelière de Cervejas. É consultora para microcervejarias e professora em cursos de tecnologia cervejeira e sommelieria em diversas instituições como: Instituto Ceres SENAC, SENAI, Bräu Akademie. Proprietária do Instituto Ceres, tem trabalhado no desenvolvimento e formação de novos profissionais para o mercado cervejeiro. 

Estamos muito felizes em contar com a parceria da Fermenta Pessoas, uma empresa de recrutamento e seleção com foco no setor de bebidas.

Daine Colla e Rosária Penz, sócias na Fermenta Pessoas, irão abordar um pouquinho sobre pontos importantes em entrevistas e seleções, como montar um currículo dentre outras super dicas para nossas mentoradas.

O pilar SER é o momento de avaliação do impacto da mentoria. Esperamos contribuir no processo de travessia dessas mulheres para novos rumos e mais fortalecidas.

Ahhhh, e os encontros serão virtuais. Compartilhe com suas amigas e se inscreva no formulário abaixo e vem fazer essa travessia com a gente

09 de fevereiro

Mentora Negralinda

16 de fevereiro

Mentora Flávia Marques

09 de março

Mentora Patrícia Sanches

16 de março

Mentoria com Fermenta Pessoas (Daiane Colla e Rosária Penz)

23 de março

Mentora Gabriela Ramos

Apoio