Dia 28 de abril é o dia mundial da segurança e saúde no trabalho e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) escolheu como tema de 2024:
“Impactos das Mudanças Climáticas na Segurança e Saúde no Trabalho”
De acordo com o relatório emitido pela OIT, são mais de 2,4 bilhões de pessoas expostas ao calor excessivo e cerca de 23 milhões de lesões ocupacionais atribuídas ao calor. Acrescentando a estes dados, mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com doenças renais crônicas ligadas ao calor no local de trabalho.
Nas cervejarias temos área quentes que precisam de uma atenção especial para circulação de ar. É possível utilizar exaustores, bem como ventiladores para amenizar o calor. Em relação aos ventiladores, é preciso avaliar o fluxo de ar para que se evite contaminações cruzadas (sempre da área limpa para a área suja). No caso dos exaustores, devem ter tela milimétrica para impedir acesso de pragas, de acordo com as regras de Boas Práticas de Fabricação.
Outro ponto importante é a hidratação dos funcionários que precisa estar disponível e acessível. Vale a pena abordar o tema nos diálogos de segurança para conscientização dos funcionário.
Reavaliar as condições de trabalho é essencial para o bem estar, saúde e segurança de todos